Núcleo Pró COB-AIT (4)

__________________________

O boletim Ação Direta foi criado em 1989 com a intenção de representar as ideias dos membros do Núcleo Pró COB/AIT em Salvador. O nome escolhido em homenagem, primeiro ao grande princípio anarquista da Ação Direta, dos que lutam contra a democracia parlamentar como único modo de participação popular na política do país. Segundo, em homenagem ao jornal anarquista que frequentava as mesas dos libertários que viveram no Brasil nas décadas de 40 e 50.

Boa parte de suas edições abordava temas relacionados à categoria petroleira. Como no caso da edição acima de Março de 1991, quando aquela categoria fez uma greve de 24 dias. Leia um trecho do boletim.

Em mais de 20 dias de greve, o trabalhador da Petrobrás tem mostrado que o trabalhador enquanto classe possui força suficiente para transformar a sociedade. Isto, inclusive, vem sendo admitido pelo próprio capitalismo, através de seus meios de comunicação. No primeiro momento o trabalhador decide entrar em greve por motivos unicamente economicistas e não pensando que pode mudar a sociedade, econômica  politica, ou culturalmente. Mas neste ponto da greve o trabalhador começa a ter a possibilidade de descobrir que o resultado de sua união, de sua participação coesa na luta direta contra os vícios do capital nada mais são que fontes de resistência e desgaste ao sistema capitalista.

O Núcleo Pró COB/AIT de Salvador finaliza suas ações em 1992.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Década 1990, Jornalismo, Organizações

Comente Aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s